segunda-feira, setembro 06, 2004

Política... religião... mas que grande confusão!!

Diario de Notícias: "Van der Laan, que anunciou estar em Portugal em nome do seu partido, considera que «a Comissão Europeia tem o dever de analisar a proibição do Governo português em relação ao barco da Women on Waves e perceber se as leis europeias foram ou não violadas», e espera que da discussão do caso em Estrasburgo saia uma condenação da atitude portuguesa. «Não era esta a ideia que tinha de Portugal. É muito estranho que o país responda com o envio de um barco de guerra: vindo de um governo que se diz democrata-cristão, não me parece democrata nem cristão»."

Ora bem, eu vou explicar o motivo pelo qual fiquei perturbado a ler isto (e já agora, desculpem lá estar a linkar para o mesmo artigo do outro post, mas são dois assuntos diferentes que não quis misturar). Eu pensei que Portugal era um Estado laico. Mas afinal Portugal é um país "democrata-cristão"! Olha que lindo... Façam o favor de me explicar porque é que este senhor mistura numa designação duas coisas horrivelmente diferentes? Que as duas características pertençam ao nosso amigo Portas e Cia, não duvido, mas dizer que isso é uma qualidade intrínseca do Estado, por amor de... da Liberdade! A Democracia, não a vejo; e quanto a o país não parecer cristão, discordo: só realmente alguém filiado a tais ideologias religiosas é que consegue fazer as atrocidades que aqui se fazem e depois ir para a cama pedindo desculpa a Deus, crente que o dito cujo tudo perdoa!

Um dia ainda hão-de inventar o verdadeiro laicismo... até lá, deixem-me em animação suspensa, por favor! É que, parecendo que não, ler uma coisa destas custa, e custa bastante...

Prometeu