sexta-feira, abril 01, 2005

Impaciente

Mas será que o Papa nunca mais morre? Que aborrecimento! Porque é que os anacronistas e retrógrados são sempre tão resilientes?!

Numa nota mais agradável, estou quase a terminar de ler "A filosofia na alcova" do Marquês de Sade... Dêem-me só mais umas horas. Para breve, portanto, um comentário interessante sobre os aspectos bons e maus do livro, para compensar a minha ausência neste blog, mas não da comunidade. Afinal de contas, o Esparsos tem andado de boa saúde.

Prometeu

7 Comments:

Blogger Daniel Cardoso said...

Como é que uma entidade inexistente pode ter um morto em descanso?... LOL

Prometeu

11:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

ò meu pobre senhor, que o senhor não acredite,é uma questão...agora,que goze com as crenças dos outros,é outra questão...
Respeito a sua posição, portanto respeite a minha...é um dos principios basicos da sociedade"respeita se queres ser respeitado"!E o senhor não fez isso ao desejar a morte de alguém, seja essa pessoa importante ou não, no seu post!

10:23 AM  
Blogger Daniel Cardoso said...

Parafraseando Fernando Savater, têm que se respeitar as pessoas, não as suas opiniões. Além do mais, não me parece que V.Exa. esteja em boa posição de falar sobre respeito, já que também só respeita quem concorda consigo.

Em relação à morte de João Paulo II, pelo menos tenho a franqueza necessária para demonstrar que não gosto de quem contribui para o atraso da mentalidade ocidental, tal como não gosto de Salazar, Hitler ou G.W. Bush.

Em relação a essas tais "crenças": se eu disser que vi um fantasma, sou ridicularizado ou internado; mas se disser que existe um ser que eu nunca vi, do qual não tenho provas e que ele é capaz de fazer tudo mas não faz nada, sou tratado como uma pessoa perfeitamente normal... Isto faz todo o sentido... ou não!

Prometeu

1:51 PM  
Blogger Daniel Cardoso said...

Isto realmente é risível: o quão crédulas podem ser as pessoas. Mesmo depois do que lhe enviei sobre tudo aquilo que JP II fez CONTRA a humanidade, continua a tratá-lo como a um santo.

Só para um cheirinho, foi ele quem prosseguiu o trabalho de tornar a Opus Dei ainda mais poderosa, foi ele quem continuou a relegar a mulher para uma posição inferior à do homem, foi ele quem fomentou a crendice ao canonizar tanta gente, foi ele quem condenou Saramago por ter ganho o Prémio Nobel da Literatura (já que ser comunista é ser um "instrumento do Diabo"). Além disso, essa da aproximação dos povos deixou uma parte da frase de fora - aquela que diz "sob a alçada da Igreja Católica". Em relação à luta contra a pobreza, um homem que vivia rodeado de ouro, com um Estado próprio, um exército próprio e um banco próprio não é propriamente um exemplo de altruísmo e generosidade. Sabia que é preciso ver a realidade não como um dado adquirido pela sua aparência mas sim fazer uma leitura crítica da mesma?

Prometeu

3:00 PM  
Blogger Daniel Cardoso said...

Se se dirigir ao site da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) poderá ver muitos escritos de SP II a exortar à sumissão da mulher, tal como prescrito pela Bíblia.

A crítica a Saramago foi feita pelo Papa enquanto Papa, e por isso o acusou de ser um "instrumento do Diabo", não das coligações de esquerda.

Ficamos a saber pelo seu comentário que uma pessoa pode ser dissociada das suas ideologias e convicões políticas - para mim esta é nova, sem dúvida.

A "aproximação" de JP II sempre se fez no sentido de espalhar a fé dita Católica, não se deixe enganar pelo que vê. Ele podia ser um controlador nato, mas nunca disse que não era esperto no que fazia.

E fiquei também a saber que defende as teorias neo-liberais, pelo que o "mediatismo" e coisas afins são justificação da riqueza de uns e, portanto, da pobreza de outros. Permita-me também desmenti-lo: eu não seria capaz de viver naquela opulência toda, ficaria com nojo existencial de mim mesmo.

E devo também acrescentar a campanha homófoba e contra os contraceptivos que JP II e a ICAR lançaram, contribuindo para uma sociedade mais discriminatória e para a propagação de doenças como a SIDA.

Por fim, mas voltando ao princípio do seu comentário, espalhar a fé católica dificilmente é algo digno de mérito e grandiosidade. É uma religião com tantos "buracos" na sua lógica que se torna difícil defendê-la.

Prometeu

1:00 PM  
Blogger Daniel Cardoso said...

Assim fala quem nada tem para dizer.

E essa de criticar tudo quanto mexa é sempre um elogio. Só quem não sabe viver é que aceita aquilo que lhe dão sem fazer perguntas. A arte de viver é a arte de questionar.

Prometeu

7:00 PM  
Blogger Daniel Cardoso said...

Mas que o senhor sofre da "síndroma" do pateta alegre, ou do da ceifeira, se quiser ser mais poético, já eu tinha visto. Nada de novo, portanto.

Prometeu

9:29 PM  

Postar um comentário

<< Home