domingo, outubro 24, 2004

Contagem decrescente

É verdade, estamos chegados aos últimos dias. Não vem aí o Apocalispe (tanto quanto sei, pelo menos) mas vêm aí as eleições para Presidente dos E.U.A., que é como quem diz para Presidente do Mundo Ocidental e arredores (em expansão). E a outra verdade é que tudo se decidirá em três estados, porque há uma espécie de empate entre Bush e Kerry.

Vergonhoso que nos pareça isto, é uma verdade incontornável que, depois de tantas atrocidades, cerca de metade da população esteja disposta a acreditar e a seguir Bush. A nós, ocidentais de esquerda convictos, pode-nos parecer difícil conceber semelhante ideia, mas a verdade é que os americanos pensam em (muitas) menos coisas que nós. Na minha opinião, está a renascer um sentimento colonialista que não é pertença apenas dos estratos superiores da sociedade, mas também do "John Doe" (que é como quem diz Zé Povinho). Além disto, há a questão da segurança. Vendo em G. Bush um pai protector do Estado e da Família, e temente a Deus, os americanos dormem melhor. Que por causa disso se tenham cometido inconstitucionalidades, ou que por causa disso muitas pessoas estejam agora a sofrer, pouco importa. O que interessa realmente é que foi feita justiça... na lógica deles, claro!

Ora, para isto basta ignorar que o perigo não passou, e que nem Bush nem Kerry podem realmente fazer alguma coisa que faça passar o perigo. Muitos dos terroristas continuam a monte [nota pessoal: e que assim continuem muito tempo; ver os E.U.A. a suarem de medo diverte-me sobremaneira] e as capturas que foram feitas não parecem resultar em verdadeiras machadadas finais ao suposto "complot" organizado contra a Grande Nação...
Para isto, basta ignorar que o terrorismo, funcionando muitas vezes de forma descentralizada, não necessita de um chefe, apenas de financiadores para dar apoio económico - e esses, arranjam-se aos magotes.
Para isto, basta dizer que tudo está bem quando os E.U.A. ganham a guerra e expulsam a encarnação do mal; e que isso se deveu a Bush. Basta esquecer que qualquer fantoche no mesmo lugar de Bush faria a mesma coisa, diga-se o que se disser. Basta esquecer toda a ignorância que Bush sempre demonstrou, basta esquecer tudo aquilo que se passou nos últimos tempos (desde o 11 de Setembro)... O que prova que cerca de 50% da população americana tem uns graves problemas de memória... Ou há uma forma defensável de apoiar aquele monstro??

Entretanto, para mostrar a supermacia, e, caros leitores, como forma de prever o futuro, leiam este pequeno artigo que veio hoje no JN. Prometo que se vão rir:
No feudo de George W. Bush

Prometeu