terça-feira, outubro 19, 2004

As greves do nosso povo

Para dia 20 encontra-se marcada mais uma manifestação/greve dos alunos universitários, reivindicando melhores condições de ensino, diminuição do preço das propinas, etc, etc... O costume!

Agora, por favor, analisemos mais de perto estas manifestações/greves que têm lugar nos regimes "democráticos". Temos umas quantas pessoas (estudantes, trabalhadores) que se reúnem e fazem saber os seus problemas e as suas preocupações, desejos e tudo o mais em relação à sua actividade laboral. Estas manifestações, normalmente, têm uma grande cobertura mediática (uma muito grande cobertura mediática...) e uma duração relativamente curta, já que, na maior parte das vezes, se trata apenas de uma manifestação onde se dizem as reivindicações e se vai embora de novo para casa. A pergunta que se pode fazer naturalmente é: o que é que se ganha com isto?

Bem, na verdade não se ganha realmente. As pessoas parecem ter perdido a noção de que, para que uma greve funcione, é preciso fazer uma pressão enorme sobre a entidade patronal, para que os prejuízos se avolumem e estes sejam obrigados a cooperar. O que se faz actualmente nada é comparado com as manifestações e greves de outrora, que chegavam a durar semanas, quando não mais de um mês. Nessa altura em que ainda existiam estruturas que apoiavam as greves, e em que os sindicatos eram algo mais do que o intermediário patronato/empregados bem ao estilo fascista! O que se desenrola agora são apenas pequenos espetáculos de pouca monta, que acabam por ter repercussões bastante pequenas na vida dos trabalhadores, que pouco afectam quem realmente detém o poder. É claro que transmite sempre uma imagem mais negativa do Estado ou da entidade patronal, mas passa por pouco mais do que isso... E, como já tive oportunidade de considerar, entra um e sai outro mas é numa de "vira o disco e toca o mesmo"; o que nulifica ainda mais os verdadeiros resultados.
Voltando ao caso da próxima greve universitária, adensa-se ainda mais a questão da inutilidade. Sendo que os alunos não têm qualquer utilidade na lógica de produção, o peso de uma greve estudantil é, por assim dizer, nula! É claro que podem sempre aproveitar para se distrairem das aulas com uma suposta desculpa... Mas em termos de resultados práticos, e como é bom de se ver pelo estado do ensino em Portugal, eles não existem.
Prometeu
PS - Para um desenvolvimento do assunto paralelo a este, vejam o meu post Sobre a História dos fracos.